Sobre o Projeto

O departamento de Direito visando levar à comunidade dos arredores da UFS e também à comunidade sergipana vem apresentar o Projeto de pesquisa e extensão “Conheça bem seu direito, cidadão sergipano”, no qual os seus professores juntamente com os discentes envolvidos levarão o conhecimento gerado,produzido no seu seio, a fim de que haja a descoberta plena da cidadania por aqueles que irão assistir o programa pela Radio UFS. Com uma linguagem simples, prática, acessível e com perguntas objetivas aos entrevistados, almeja este projeto atingir populações carentes de informação jurídica do seu cotidiano. Serão transmitidos programas na rádio, os spots, sobre temas previamente escolhidos,os quais responderão às perguntas elaboradas  pela coordenadora do projeto, Profª. Drª. Carla Eugênia Caldas Barros e pelo discente Murilo Tavares.

É uma experiência rica do processo ensino/ aprendizagem para os alunos do curso de Direito como para seus professores, a qual permite avaliar,criticar,reformular, rever conceitos sobre temas jurídicos, sob o enfoque zetético, de perquirir o objetivo da norma legal.

Com este Programa de rádio almeja-se que se tenha como efeito esperado a formação sócio educacional dos ouvintes do programa “Conheça bem o seu direito, cidadão sergipano” pela Radio UFS, para o exercício pleno da cidadania e de democratização.

A Universidade está inserida em região que atualmente, a sua população trabalha na capital e quase não tem tempo de obter maiores informações.

Com esta proposta de discussões de temas jurídicos como direito do consumidor, direito de família, direito do trabalho, direito constitucional, direito administrativo e outros, a população externa à UFS, especialmente das redondezas, das cercanias da UFS poderão vir a se beneficiar das informações do programa e exercer seu direito de cidadania, de ter acesso à justiça, com maior  presteza ,fato até que facilitará o trabalho dos estudantes de direito da UFS que estagiam junto à Defensoria pública ,no Fórum Gonçalo Rollemberg.

A metodologia a ser utilizada será inicialmente a pesquisa na legislação e na doutrina do assunto a ser tratado em cada transmissão do programa na Rádio UFS, por meio de spots. Além da formulação de perguntas objetivas, claras, práticas, acessíveis com o fito de uma informação completa e cidadã aos ouvintes do Programa “Conheça bem seu direito, cidadão sergipano”, pela radio UFS.